Palatino
Osso par que se articula anteriormente com os processos palatinos das maxilas formando sutura palatina transversa.
Formado por:
- Lamina vertical.
- Lamina horizontal (se eleva na margem medial forma a crista nasal com o palatino oposto).
- Processo piramidal (destaca-se para trás na união das duas lâminas).
Lamina vertical.
- Sulco pterigopalatino (localizado na face lateral da lamina vertical e juntamente com o sulco pterigopalatino da maxila formam o canal pterigopalatino, que irá se abrir na cavidade bucal através dos forames palatino maior e palatino menor/acessórios).
- Processo orbital (ajuda a formar o assoalho da cavidade orbital).
- Processo esfenoidal (se articula com o corpo do osso esfenóide).
- Incisura esfenopalatina (separa o processo orbital e esfenoidal).
- Orifício esfenopalatino (no osso articulado a incisura esfenopalatina forma o orifício esfenopalatino que comunica a fossa pterigopalatina com a cavidade nasal).
- Crista conchal ou turbinada inferior (na face medial da lamina vertical, vai se articular com a concha nasal inferior).
Lamina horizontal
Possui uma margem anterior que se articula com o processo palatino da maxila; uma margem medial que se articula com a lamina horizontal do palatino oposto e uma margem posterior livre que na linha média forma junto com o outro palatino a Espinha nasal posterior, ainda possui uma face superior que forma parte do soalho da cavidade nasal e uma face inferior que ajuda a formar o teto da cavidade bucal (palato duro), onde encontramos os Forames palatinos maiores e menores/acessórios que são as aberturas inferiores do canal pterigopalatino.